O Palmeiras deu continuidade à sua pré-temporada de 2025 nesta terça-feira (07), com sessões de treino em dois períodos na Academia de Futebol. Pela manhã, os jogadores finalizaram os testes iniciados no dia anterior (06), com exames laboratoriais e avaliações nas áreas cardiológica, dermatológica, oftalmológica, otorrinolaringológica, psicológica, neurocognitiva, além de testes de força e avaliações funcionais.
Esses procedimentos aconteceram no próprio centro de treinamento, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que apoia a pré-temporada do clube desde 2017. O coordenador médico do Palmeiras, Pedro Pontin, destacou a importância dos dados coletados para personalizar o planejamento da temporada de cada jogador.
“Concluímos as avaliações obrigatórias e mantivemos a parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que nos oferece uma infraestrutura excelente para realizar todos os testes aqui na Academia. Isso garante agilidade e qualidade, com as avaliações sendo feitas simultaneamente em várias áreas. Dividimos os atletas em grupos para que a comissão técnica possa contar com eles rapidamente e iniciar a pré-temporada”, explicou Pontin.
As avaliações incluem exames cardiológicos, como teste ergoespirométrico, eletrocardiograma e ecocardiograma, além de exames de dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, nutrição, fisiologia e odontologia. Neste ano, foram adicionados testes de psicologia e neurociência, que têm mostrado resultados importantes. O médico ressaltou que os dados laboratoriais são essenciais para planejar o treinamento de forma individualizada e reduzir o risco de lesões.
Cinco jogadores do Sub-20, que participam da Copa São Paulo, também realizaram testes: Allan, Benedetti, Figueiredo, Thalys e Luighi. Esses atletas agora fazem parte do elenco de apoio do time principal, podendo treinar e disputar jogos tanto pelo Sub-20 quanto pela equipe profissional – exceto Allan, que, após a Copinha, não terá mais idade para atuar pelo Sub-20 e ficará à disposição do time principal.
Pontin também mencionou o sucesso da integração entre as áreas do Núcleo de Saúde e Performance nos últimos anos. “É um trabalho em equipe, transdisciplinar, onde cada área contribui de forma relevante para planejar o trabalho individualizado de cada atleta. Isso aumenta o rendimento e diminui o risco de lesões”, finalizou.
O elenco do Palmeiras retorna aos treinos ainda nesta tarde, às 16h, para a primeira atividade no gramado em 2025.